Fazia-lhe referência, frequentemente, para confirmar um pensamento. “Força e Matéria”, de Ludwig Büchner. Era uma questão de gratidão ao mestre e, ao mesmo tempo, lhe permitia um inebriante orgulho intelectual que procurava não disfarçar e deixava que o percebessem como um leve ar de superioridade.
Era absurda a incapacidade deles em compreender a verdadeira identidade das coisas. A Matéria é primordial. E, ao demonstrar isso, recorria a Demócrito, Heráclito e Epicuro com uma destreza admirável e numa oratória cheia de artimanhas dialéticas, verdadeiras armadilhas eruditas.
Até que ela apareceu em sua vida. Teóloga, católica praticante, devota de Nossa senhora de Fátima e estudiosa das obras probatórias de Santo Tomás de Aquino.
Ela era doce. Cultura recheada por longas visitas aos santuários europeus, museus e relíquias do mundo antigo patrocinadas pela riqueza cacaueira da família. Fazia palestras em centros sociais e comunidades de base onde espalhava como confetes coloridos, o seu tomismo cheio de fé e revelação.
Nas noites de frio, após um longo beijo apaixonado, enroscavam os pés por baixo do cobertor e sonhavam. Ela via-se envolta por elétrons, prótons e neutros numa coreografia minimalista, a bailar no universo em expansão. Ele sonhava recitando de cor a Suma Teológica, embriagado, abraçado com Tomás de Aquino numa taberna medieval.
por Sérgio Araújo
O amor é mesmo insuperável! Atrai opostos e ainda faz com que um equilibre o outro. O final ficou primoroso. Amei!
ResponderExcluirO que seria do amor, não fosse essa necessidade que temos de promover e aceitar a mistura de interesses às vezes tão diametralmente opostos? Não passaria de um sentimento egoisticamente falido.
ResponderExcluirVlw, cara!
Seria então o encontro da Fé com a Razão um estágio onírico a caminho do estágio da comprensão?
ResponderExcluirFeliz Páscoa
Estou embusca de novidades sobre o PAGERANK e sempre que dou uma passada aqui encontro novidades.
ResponderExcluirMeu grande amigo, eu estou divulgando meu blog em varios site para que tenha uma boa pageRank.
Eu acho que o Google começa indexar sites pelo email de criação.
VEJA MAIS NESSE POSTAGEM.
http://conclusiva.blogspot.com/2010/02/o-segredo-da-google-em-dois-passos.html